sexta-feira, 25 de julho de 2014

GAROTA VERÃO E SHOWS AGITAM VERANEIO EM PALESTINA DO PARÁ

     Depois do sucesso dos dois finais de semana de veraneio na Praia do Porto, em Palestina do Pará, quando várias bandas estiveram agitando os banhistas, para este final de semana a organização promete muito mais agitação. 

     E como sempre as atrações já começaram na noite de ontem, quando estiveram agitando a galera dois chamados “pratas da casa”. Rubinho dos Teclados e, também o grupo Pancadão do Arrocha.

     O agito continua na noite deste sábado (26), quando os veranistas vão aquecer na areia ao som de muito pop rock nacional e internacional. 

     No palco a presença da badalada banda The Norths. É pedida para curtir até alta madrugada.

     No domingo (27) a festa continua. 

     É quando acontece o esperado concurso para a escolha dos Garota e Garoto Verão 2014. Na passarela vão estar desfilando as mais belas beldades de Palestina, e também os marmanjões mais “bombados”.

     Mas a festa não para por aí. 

     Logo após o desfile sobe no palco o cantor romântico Wanderley Andrade, que vai do brega ao melody. 

     Na programação do final de semana consta ainda a abertura dos torneios esportivos de areia, sob coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Palestina do Pará.  

     De acordo com a coordenação do veraneio, uma média de cinco mil pessoas tem passado pela Praia do Porto nos finais de semana. Sem falar nas famílias que estão acampadas ao longo do mar de areia desde o início da chamada temporada alta. 

     “Mas para este final de semana estamos esperando mais pessoas, levando-se em consideração o peso das atrações”, acha Frankslane Oliveira, primeira dama do município e secretária de Assistência Social.

     Ela lembra que nos últimos quatro anos, o povo de Palestina e de municípios vizinhos tinham perdido esse privilégio. O de curtir uma praia de águas límpidas e cristalinas e, ao mesmo, desfrutar também de atrações musicais e outros eventos. Atrativos que tinham sido “sepultados” pela administração anterior. “Essa é uma tradição que estamos procurando fortalecer de novo”, disse Frankslane.

     Aliás, uma das apostas do prefeito Valciney Ferreira Gomes para atrair divisas para o município, é justamente o turismo. 

     “Temos uma das praias mais belas do rio Araguaia. Aliás, são várias praias ao longo do corredor até as corredeiras de Santa Isabel, outro ponto turístico que precisa ser explorado”, ensina o prefeito.

     Por outro lado, Valciney avalia que com toda essa movimentação na praia, há ganhos também para o comércio varejista em geral. 

     “Ganham os donos de hoteis e de restaurantes, donos de bar que montaram barracas na praia, os barqueiros que fazem a travessia dos banhistas. Enfim, este é um período de muita prosperidade para o município”, festeja o prefeito.

     Valciney pretende desenvolver um projeto, para que esse fluxo de turistas e dinheiro não ocorra apenas no mês de julho, época das férias. 

     O prefeito pretende aproveitar todo o potencial que a região oferece, para que as visitas sejam constantes. 

     “Sabemos que a praia é sazonal e que só aparece em determinada época do ano. Mas temos outras atrações, como a própria corredeira de Santa Izabel. Temos várias ilhotas, apropriadas para acampar, entre outras opções”, enfatiza.

     Consta ainda do projeto de revitalização do turismo a conclusão do cais, obra iniciada ainda no segundo governo de Valciney. Falta ainda uma praça, e um porto para embarque e desembarque. Uma concha acústica, orçada em cerca de R$ 300 mil, foi inaugurada este mês também dentro da programação estabelecida para o veraneio. 

     “Esta concha acústica é importante porque vai proporcionar a realização de vários eventos musicais, apresentação de peças teatrais, enfim. Vai servir até mesmo para eventos religiosos, seja de evangélicos e até mesmo da igreja católica”, ressalta ele.

     Segurança – Sobre o esquema de segurança adotado para a Praia do Porto, Valciney tranquiliza os banhistas. Há uma equipe do Corpo de Bombeiros do 5º Grupamento de Marabá deslocado para a cidade, atuando todos os finais de semana na praia. Os bombeiros também delimitaram uma área segura para o banho, visando evitar acidentes, como afogamentos.

     A equipe da Polícia Militar (PM) também teve o efetivo reforçado, com homens deslocados do 4º BPM para prestar apoio ao destacamento local. “Quanto ao item segurança, o veranista que se deslocar à Palestina do Pará pode ficar tranquilo. Tivemos também essa preocupação”, finaliza Valciney.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

CINEMINHA PARA MÃES NO HOSPITAL REGIONAL

     Pensando no bem estar das mães que estão acompanhando os filhos nas UTIs Pediátrica e Neonatal, o Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), do Hospital Regional Público do Sudeste do Pará "Dr. Geraldo Veloso" (HRSP), sob gestão da Pró-Saúde ABASH, criou o “Cineminha das Mães”.

     Uma interessante apresentação de filmes com cunho educativo direcionado às mães que estão com os filhos recém nascidos internados no hospital e que acontece uma vez por mês.

     De acordo com Caroline Nogueira, auxiliar administrativa do SAL, a intenção do Cineminha é distrair um pouco e diminuir o momento de aflição das mãezinhas. 

     “A gente passa filmes de comédia, ou de aventura, que tenham um fundo moral e que ajudem essas mães a se distrair e tornar esse momento menos doloroso aqui no Hospital Regional”, explica.

     Como toda sessão de cinema que se presa, não faltam a tradicional pipoca, mas o acompanhamento de suco de frutas, no lugar do refrigerante, sob a supervisão da equipe de nutricionistas do HRSP. (Assessoria de Imprensa)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

VERANEIO ESTÁ EM ALTA EM PALESTINA DO PARÁ

     Praia do Porto, em Palestina do Pará, está bombando neste mês de julho, tempo de férias, temporada alta.

     Situada às margens do rio do Araguaia, extremo sudeste do Pará e na fronteira com Araguatins, no Tocantins, o balneário é apontado como um dos mais belos do cenário turístico naquela região do Araguaia.

     Aliás, a paisagem dá a ideia de um arquipélago, com várias ilhotas no corredor que se forma até às corredeiras de Santa Izabel.

     Visão paradisíaca.

     Uma verdadeira dádiva da natureza.

     A abertura oficial do veraneio aconteceu no último final de semana, na noite de sábado (12) propriamente dito, com a tradicional Festa do Hawaí.

     A agitação ficou por conta da banda Banana Betts, da Bahia, que agitou a galera até alta madrugada, tendo voltado ao palco montado na praia, na tarde de domingo.

     Tudo sob a batuta do prefeito Valcynei Ferreira Gomes, tendo ao lado a primeira dama do município e secretária de Assistência Social, Frankslaine.

     Uma média de 5 mil banhistas, na avaliação da organização, participou dessa festa de abertura.

     E para melhorar a noite-madrugada, uma linda lua cheia iluminando a praia, inspirando poetas e aconchegando amantes e namorados.

     Uma lindeza.

     O prefeito Valcynei garante que outras promoções devem acontecer no decorrer do veraneio, inclusive com a realização de torneios esportivos.

     Aliás, o final de semana que passou foi só de festa para a população de Palestina do Pará, que fica a 120 quilômetros de Marabá, acesso pela rodovia Transamazônica.

     Na noite de sexta-feira (11) o prefeito inaugurou a Concha Acústica, situada na Orla da Praia do Porto.

     Outro local aprazível para o relax dos finais de semana.

     A Concha Acústica, obra avaliada em R$ 300 mil, faz parte de todo o projeto arquitetado para a Orla, que já consta de iluminação, iniciado ainda na primeira gestão de Valcinei.

     Na oportunidade ele repassou à Secretaria de Assistência Social do município uma lancha de porte médio.

     Toda equipada para atender a população ribeirinha, àquelas famílias que têm mais dificuldades de ter acesso ao núcleo urbano por terra.

     “O atendimento vai até aos ribeirinhos, inclusive com a presença de uma psicóloga”, festeja Frankslaine.
Valcynei promete outros investimentos e projetos a partir de agora.

     Já está no papel a criação de um Interposto Agrícola, uma espécie de Ceasa que vai beneficiar os produtores agrícolas do município.

     “O projeto será financiado pela Caixa e já estamos com parte do recurso empenhado. Estamos agora trabalhando a questão da licitação”, diz Valcynei, alencando que em sua administração tudo deve ser feito, e está sendo feito, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

     “Aqui não metemos um prego numa madeira, sem que esteja devidamente licitado”, alerta ele.

     Também está prevista a construção de cerca de cem casas populares, para beneficiar a população de baixa renda.

     Esse projeto também já está em andamento, dependendo 
apenas dos trâmites burocráticos.


Banda da Bahia agitou a galera até alta madrugada

Adicionar legenda

A decoração foi tipicamente hawaiana, uma tradição na abertura do veraneio



O povão compareceu em peso para prestigiar a Festa do Hawaí


Prefeito Valcynei ladeado da esposa, Frankslaine (E) e assessores

Secretário de Saúde, Sezostrys, Valcynei e Frankslaine

Sezostrys e esposa

Lancha vai atender comunidade ribeirinha

Concha Acústica servirá para eventos diversos, inclusive religiosos


Toda a festa foi testemunhada por essa dádiva Divina


quinta-feira, 10 de julho de 2014

PILOTO DE JET-SKI QUASE PROVOCA TRAGÉDIA

     Na tarde do último domingo (6) um irresponsável que pilotava uma moto aquática por pouco não provoca uma verdadeira tragédia no rio Tocantins. 

     Provavelmente embriagado, ou drogado, ele literalmente jogou o jet-ski na lateral de uma embarcação que transportava passageiros da praia do Tucunaré para a rampa de embarque e desembarque, na Orla Sebastião Miranda. 

     Por pouco a lancha, que conduzia dez pessoas inclusive crianças, não foi a pique. 

     O pânico foi geral entre os banhistas que já estavam retornando para suas casas.

     Como consequência da batida o barco ficou com rachaduras no casco e começou a fazer água. A estrutura da cobertura também ficou comprometida. 

     Como a colisão aconteceu mais próximo da praia, o barqueiro manobrou com cuidado e voltou pra terra firme, o barco quase afundando.

     Um dos passageiros que estava com dois filhos menores reconheceu o piloto, mas não lembrava o nome do mesmo. “Eu conheço ele, é comerciante no Cidade Nova”, dizia, bastante nervoso, abraçado aos filhos. Essa pessoa ficou de averiguar o nome do irresponsável, para dar queixa na Delegacia de Polícia (Depol) do Núcleo Cidade Nova.

     A manobra imprudente do piloto foi presenciada por uma equipe da Guarda Municipal que estava de serviço na Praia do Tucunaré. 

     Um dos agentes imediatamente fez contato, pelo rádio, com uma equipe do Corpo de Bombeiros, que estava embarcada, para tentar interceptar a moto aquática. 

     Mas o condutor acelerou ainda mais o jet e fugiu para o lado do bairro Francisco Coelho. Quase que ele ainda bate em alguns banhistas que naquele momento estavam na água.

     Para aumentar ainda mais a revolta dos passageiros e até do dono da lancha, cujo prejuízo não soube precisar no momento, é que depois de bater na embarcação o piloto fez outra manobra radical e voltou na direção do barco e, começou a rir, em tom de deboche, dos assustados veranistas.

     Apesar do barco não ter afundado, mas alguns passageiros saíram com ferimentos leves pelo corpo. Muitos saíram caindo por sobre os outros e também se machucaram nos bancos e lateral da canoa. “Esse cara é um verdadeiro irresponsável, deveria ser preso”, reclamou o turista Wagner, que é do Acre e pela primeira vez esteve na Praia do Tucunaré.

     Insegurança – Apesar do forte aparato policial deslocado para a Praia do Tucunaré, no domingo, cuja força tarefa constou de Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, mas a fiscalização está deixando a desejar no tocante a presença de motos náuticas no rio Tocantins.

     Na opinião de muitos banhistas, os órgãos de segurança deveriam delimitar uma área específica para os jet-ski, longe da parte reservada para o banho. “Eles (pilotos) passam no meio da gente, só falta nos atropelar”, reclamou a veranista Elma Silva, que veio de Parauapebas e reclamou dessa falta de segurança.

     E não é só isso. 

     Não é difícil observar menores e adolescentes no comando desses veículos, realizando manobras radicais e colocando em risco a vida de dezenas de veranistas. 

     “E para pilotar essas motos aquáticas é preciso ter habilitação específica, além de ter passado por treinamento”, lembra Wellington Soares, observando o vai e vem de jet-skis pelo Tocantins, pelo meio de barcos e voadeiras, um perigo constante para quem busca paz, sossego e momentos de relax na Praia do Tucunaré.
     
     No ano passado, também no período de veraneio, uma pessoa, que seria menor de idade, perdeu o controle de um jet-ski que estava pilotando e invadiu a prainha do balneário da Mangueira. 

     Um banhista que estava com a família foi atingido e morreu na hora.