quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PREFEITO DE PALESTINA RECEBIDO POR MINISTROS

     Acompanhado do deputado federal Beto Salame (PROS),
que intermediou as audiências, esta semana o prefeito de Palestina do Pará, Valciney Ferreira Gomes foi recebido por dois ministros, em Brasília (DF). 

     O prefeito saiu dos respectivos gabinetes com a promessa de liberação de recursos.

     Uma das audiências foi com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, à quem Valciney buscou apoio no sentido de alavancar o turismo do município, situado às margens do rio Araguaia, no extremo com o Estado do Tocantins. 

     O prefeito colocou para o ministro que Palestina do Pará possui várias praias e ilhotas, apropriadas para acampar tanto nas férias quanto nos finais de semana. 

     Ele citou a principal, Praia do Porto, que fica na frente da cidade. “Umas das mais bonitas de toda a região, de águas bastante límpidas”, pontuou.


     A ideia de Valciney é promover o turismo comercial, que 
venha a funcionar durante todo o ano. “E não apenas nas férias”, disse. Para isso ele reconhece que falta melhorar a infraestrutura da cidade. 

     Nesse sentido é que ele deixou protocolado no Ministério três propostas para a liberação de verbas: construção de um terminal rodoviário, melhorar o acesso para a orla, além do portal da cidade.

     O prefeito lembrou ao ministro que o veraneio este ano foi um sucesso, com a praia lotada todos os finais de semana. 

     Somente em um dos dias a Praia do Porto recebeu cerca de 10 mil veranistas, de acordo com avaliação dos organizadores, a grande maioria, turistas.

     “Então é isso que faz movimentar a economia do 
município. E com um calendário elaborado para o ano inteiro, todos vão sair ganhando. Através desse argumento é que tentamos sensibilizar o ministro Henrique Alves”, disse Valciney.


     A ideia do prefeito é elaborar um calendário com oito 
eventos anuais, incluindo canoagem e torneio de pesca, este a ser realizado na Vila de Santa Isabel, onde se pesca muito tucunaré e jaú. 

     A cachoeira de Santa Izabel é outro atrativo turístico. “É uma paisagem linda de se apreciar. Aliás, todas as nossas paisagens são paradisíacas”.

     O prefeito também pretende incentivar e melhorar a 
atividade hoteleira da cidade, para melhor acolher os visitantes. “O turista exige conforto e segurança, e é isso que pretendemos proporcionar”. 

     Valciney citou que nesse calendário de eventos atualmente já existe o réveillon na orla com a queima de fogos, festa de Santos Reis e as festividades juninas. 

     “Então dá pra gente manter um calendário de eventos anual. Temos potencial turístico e pretendemos explorá-lo, visando a geração de emprego e renda”. 

     Valciney saiu do gabinete do ministro com a promessa de que os pleitos serão atendidos.

     Saneamento 

     A outra audiência foi no Ministério das Cidades, onde Valciney Gomes e Beto Salame foram recebidos pelo ministro Gilberto Cassab. 

     Ali, o prefeito de Palestina do Pará foi reivindicar saneamento básico, e também a contemplação de uma segunda etapa do projeto habitacional Minha Casa Minha Vida, no valor de R$ 12 milhões.


     Uma primeira fase do projeto está em andamento, através 
de recursos já contratados e liberados, no valor de R$ 2,3 milhões. 

     “São projetos importantes e agregadores, porque além de beneficiar famílias carentes ainda promove a geração de emprego na construção civil, com aproveitamento da mão de obra local. É dinheiro que circula na própria cidade ”, enfatiza o prefeito. 

     Segundo Valciney, Cassab prometeu a imediata liberação dos recursos solicitados.


     “Fomos bem recebidos pelos dois ministros e saímos de lá 
bastante otimistas, eu e o deputado Belo Salame. Apesar desse momento de crise que o país está vivendo, mas os ministros prometeram priorizar nossas reivindicações”, disse Valciney.

Valciney, ministro Cassab e deputado Beto Salame: "Benefícios para Palestina do Pará"

Ministro Henrique Alves prometeu recursos para o turismo no município

Por do sol é um dos atrativos na Orla de Palestina

Praia do Porto bateu recorde de turistas no veraneio deste ano, em julho