sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ÍNDIOS SURUÍ CONTINUAM INTERDITANDO BR-153

     Já dura mais de 70 horas a interdição de um trecho da rodovia BR-153, em área da reserva Sororó do índios Suruí, a cerca de 70 quilômetros de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará.

     Com uma tora de castanheira atravessada de lado a lado da pista, os silvícolas estão radicais e, desde a manhã de quarta-feira (25) não permitem a passagem de nenhum veículo, nem pra lá, e nem pra cá.

     As filas de carros de todos os tipos e tamanhos já se fazem quilométricas nos dois sentidos da pista.

     Os índios reclamam prejuízos ecológicos dentro da reserva por conta da atividade de uma empresa mineradora, quase dentro da terra indígena, além de cobrarem o pagamento de royalties por conta da passagem da rodovia por dentro da reserva.

     As lideranças dos Suruí alegam que a dívida já foi reconhecida pelo governo federal, inclusive através de decreto, mas até agora não houve o ressarcimento pelos prejuízos causados pela principal via de acesso entre o Pará e o vizinho Estado do Tocantins. 

     A BR-153 corta exatos 12 quilômetros por dentro da reserva.


     Neste momento, 16 horas, está havendo reunião no Ministério Público Federal (MPF) entre líderes dos Suruí, direção da Funai e representantes do governo Federal, tentando resolver o impasse. 





As imagens postadas são de Osvaldo Beija Flor, do Jornal Opinião.







Nenhum comentário: