quarta-feira, 25 de novembro de 2015

DRENAGEM ACABA COM ALAGAMENTOS PELAS RUAS DE MARABÁ

     A chuva que caiu na cidade nesta terça-feira, 24, com duração de cinco horas, serviu como teste para as obras de drenagem que estão sendo feitas pela Prefeitura de Marabá. 

     E o resultado foi positivo, segundo moradores de ruas e avenidas que já foram drenadas e pavimentadas.

     Uma das vias em que os moradores sofreram por longos anos, cada vez que chovia forte, era a Avenida Boa Esperança, no Bairro Laranjeiras. 

     Porém, agora, depois que ali aconteceram obras de drenagem, o problema foi eliminado, conforme atesta o morador Crispim José dos Santos, de 86 anos, que vive há 41 anos naquela via. 

     “Agora está um serviço de homem, porque, depois que a
prefeitura fez drenagem, a água vai embora. Antes ficava uma lagoa e ninguém conseguia atravessar a rua”, lembra o aposentado, ressaltando que os donos de estabelecimentos comerciais sofriam com a água entrando em seus comércios e causando prejuízo financeiro.

     Quem também estava comemorando por não ter ocorrido alagamentos na Feira das Laranjeiras era Vera Lúcia Santos de Almeida, que faz parte da administração daquele mercado. 

     “Antes, quando chovia, os carros não conseguiam passar aqui na Boa Esperança e as motos desciam levadas pela água. Era um desespero”, recorda, acrescentando que, nesta terça-feira, pela primeira vez não ocorreu esse problema no local.

     Uma parte da Boa Esperança, porém, sofreu de alagamento, o trecho que fica no Bairro Liberdade. Naquele perímetro o problema é crônico, pois, administrações anteriores, apesar de dotarem a via de drenagem, o fizeram com tubos de diâmetro pequeno, que não são conta da vazão das águas.

     Para também livrar esses moradores do incômodo da cheia sempre que chove, a prefeitura está estudando soluções e uma delas é, no futuro, a troca total da drenagem existente ali.

     No Bairro Bom Planalto, Núcleo Cidade Nova, que também recebeu serviços de drenagem, a Avenida Itacaiúnas este ano não enfrentou mais problemas de alagamento. “A colocação dessas manilhas foi ótimo e resolveu de uma vez os nossos problemas, porque antes, quando chovia, a rua virava mar”, comemorou a dona de casa Francisca Ferreira de Souza, 54 anos.

     Morando há sete anos, na Avenida Marabá, no Bairro
Jardim União, Vandi Leite dos Santos, o Macarrão, 40 anos, também recorda que, desde que mudou para aquele bairro, teve dificuldades com os alagamentos. “Várias manifestações foram realizadas aqui, demorou mais veio um asfalto bom, drenagem de boa qualidade e agora acabou a chuva e logo a água seca”, disse.

     A Avenida Marabá, para quem não lembra, foi asfaltada nada menos que três vezes em governos anteriores, mas, sem drenagem, a cada inverno sofria com alagamentos e as águas levavam todo o asfalto, restando lama no inverno e poeira no verão.

   Também foram beneficiados com a drenagem e não enfrentaram alagamentos nesta terça-feira moradores das ruas Manoel Pedro de Oliveira, José Cursino de Azevedo, Miguel Basílio, Alfredo Monção, Cuiabá e José Bandeira, entre outras do Núcleo Cidade Nova.


     Na Nova Marabá e no bairro Independência, entre outros, devido a Operação Inverno, que vem ocorrendo desde o mês de outubro, em vários pontos em que antes havia alagamentos, não houve transtornos. (Alessandra Gonçalves/ASCOM/PMM)

                     Fotos: Dinho Aires

Avenida Itacaiúnas

Avenida Marabá

Avenida Boa Esperança

Francisca Ferreira: "Colocação das manilhas fio ótimo"

Vandi Leite: "Demorou mas chegou um asfalto de qualidade"

COMPRA DE VOTOS - TSE INOCENTA JOÃO SALAME


              DEU NO SITE CONTRAPONTO:

     O prefeito de Marabá, João Salame Neto, pode respirar 

aliviado. 

     Em decisão monocrática, o ministro Henrique Neves da Silva, 
do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), e inocentou Salame das acusações de compra de votos, que teria ocorrido ainda nas eleições de 2010. 

     Agora, com a decisão do ministro Neves da Silva, deixa de existir qualquer empecilho à re-candidatura de Salame ao cargo de prefeito nas eleições do ano que vem.

     Salame chegou a ser afastado do cargo de prefeito de Marabá em 2013, uma vez que de acordo com a interpretação da juíza Ezilda Pastana e da maioria do TRE-PA, a condenação geraria inelegibilidade e perda do mandato de prefeito conquistado em 2012.

     Na época, uma liminar foi concedida pelo TSE e Salame foi reintegrado ao cargo poucos dias após o afastamento.

     A decisão deverá ser publicada amanhã no Diário Oficial, mas já está disponível no site do TSE.

     Assim, para preocupação dos seus opositores, João Salame ao que tudo indica virá com força total para concorrer á reeleição em Marabá.


Prefeito Salame está apto a concorrer a reeleição à Prefeitura de Marabá 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

REAJUSTES MOBILIZAM CONSUMIDORES CONTRA A CELPA

Deu no Opinião, edição 2661 desta terça:

Constante aumento nas contas de energia levou um grupo de pessoas a pensar numa manifestação pacífica

              NILSON SANTOS

     Indignação. 

     Esta é a palavra unânime na boca de quem está 
aderindo ao movimento popular que nasceu para bater de frente contra a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), concessionária de energia que abastece todo o Estado. 

     Uma listagem já está percorrendo os principais bairros de Marabá visando colher o maior número de assinaturas em um abaixo assinado, cujo objetivo é chamar a atenção das autoridades constituídas para os constantes aumentos abusivos impostos pela empresa nas contas de energia. 

     O que vem solapando o já minguado salário do trabalhador.

     O movimento não tem cunho político. 

     É o que faz questão de colocar a dona de casa Eliana Carvalho, moradora do bairro Laranjeiras e que teve a iniciativa do abaixo assinado. 

     Ela foi impulsionada pelo simples fato da conta da residência dela ter pulado de pouco mais R$ 300,00 para quase oitocentos reais. 

     “Nosso consumo é o mesmo, não aumentou em nada e a conta veio esse absurdo. Meu marido quase teve um infarto”, conta a mulher, exibindo a conta de luz.

     Foi a partir daí que Eliana teve a ideia do abaixo assinado,
iniciativa prontamente abraçada pela vizinhança. 

     Na rua 31 de Março, por onde começou a coleta das assinaturas, a reclamação é unânime. 

     Não há um só morador que não esteja sentindo no bolso o peso do reajuste que, na opinião de todos, está sendo abusivo.

     “Eu pagava em torno de R$ 180, agora veio R$ 500. Vou 
trabalhar só para pagar energia?”, questiona o autônomo José de Toledo Farias, também exibindo o talão deste mês.

     A meta de Eliana e das outras pessoas que abraçaram a causa, é colher o maior número possível de assinaturas e encaminhar um documento ao Ministério Público Estadual (MPE), à Câmara de Vereadores e à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). 

     “Queremos chamar a atenção das autoridades para que deem um jeito de rever essa situação. Não é aceitável que em um estado gerador de energia como o nosso, tenhamos que pagar uma conta tão cara como estamos pagando”, reclama a dona de casa.

     Quem assina a listagem, conta um pouco de seu drama.
Assunção Gomes do Nascimento, do Bairro Bela Vista, disse ter ficado “assustado” quando viu a conta do mês; a cobradora Cilene, que trabalha em uma empresa de ônibus, afirma que tem apenas uma geladeira, uma televisão e um ventilador. A conta dela pulou de R$ 70,00 para quase R$ 200,00. “E quase não uso a TV nem o ventilador, porque passo o dia fora de casa. Quando chego do trabalho cansada, já é para dormir e só ligo o ventilador”, reclama.

     E por aí vai. 

     Amaro Ferreira, que pagava uma média de R$ 238,00,
agora vai ter que desembolsar R$ 546,00. “Onde é que vamos parar desse jeito? Vamos trabalhar só para pagar energia?”, questiona ele, que mora no bairro Laranjeiras.

     Apoio – O movimento já tomou corpo e vem recebendo apoio de comerciantes e pequenos empresários, que também se sentem prejudicados com os constantes reajustes na conta de energia. Muitos estão bancando o papel para a coleta de assinaturas, e até mesmo carro de som para divulgar a ação de protesto.     

     Até o presente momento, segundo avaliação de Eliana Carvalho, já foram colhidas cerca de três mil assinaturas. “Com cinco mil (assinaturas) vamos dar entrada com um documento no Ministério Público”, disse.



         Impostos ajudam a “engordar” a conta

     Quando o consumidor recebe o talão de luz, no geral ele 
olha logo o valor total da conta, que vem sempre em “negrito”, que é para ser melhor visualizado . 

     Ultimamente, olhar para essa parte do boleto é sinônimo de “tomar um susto”.

     Mas, ao verificar detalhadamente os valores se percebe que são os impostos os verdadeiros vilões que alteram a conta de luz. 

     Só para exemplificar, uma conta que totalizou R$ 500,93, de um dos reclamantes, o consumo da energia propriamente dita contabilizou apenas R$ 293,69. 

     O restante é tudo imposto, com destaque para o de Circulação de Mercadorias, que é o ICMS, cujo valor foi R$ 112,25.


     Aí vem a Contribuição para o Financiamento da 
Seguridade Social (Cofins), um tributo federal que tem como objetivo financiar a Seguridade Social, em suas áreas fundamentais, incluindo entre elas a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública; Programa de Integração Social (PIS), uma contribuição tributária de caráter social que tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, quanto privadas. 

     Entre outras tributações, incluindo a iluminação pública, que também não sai nada barato. (N.S.)

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PREFEITO DE PALESTINA RECEBIDO POR MINISTROS

     Acompanhado do deputado federal Beto Salame (PROS),
que intermediou as audiências, esta semana o prefeito de Palestina do Pará, Valciney Ferreira Gomes foi recebido por dois ministros, em Brasília (DF). 

     O prefeito saiu dos respectivos gabinetes com a promessa de liberação de recursos.

     Uma das audiências foi com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, à quem Valciney buscou apoio no sentido de alavancar o turismo do município, situado às margens do rio Araguaia, no extremo com o Estado do Tocantins. 

     O prefeito colocou para o ministro que Palestina do Pará possui várias praias e ilhotas, apropriadas para acampar tanto nas férias quanto nos finais de semana. 

     Ele citou a principal, Praia do Porto, que fica na frente da cidade. “Umas das mais bonitas de toda a região, de águas bastante límpidas”, pontuou.


     A ideia de Valciney é promover o turismo comercial, que 
venha a funcionar durante todo o ano. “E não apenas nas férias”, disse. Para isso ele reconhece que falta melhorar a infraestrutura da cidade. 

     Nesse sentido é que ele deixou protocolado no Ministério três propostas para a liberação de verbas: construção de um terminal rodoviário, melhorar o acesso para a orla, além do portal da cidade.

     O prefeito lembrou ao ministro que o veraneio este ano foi um sucesso, com a praia lotada todos os finais de semana. 

     Somente em um dos dias a Praia do Porto recebeu cerca de 10 mil veranistas, de acordo com avaliação dos organizadores, a grande maioria, turistas.

     “Então é isso que faz movimentar a economia do 
município. E com um calendário elaborado para o ano inteiro, todos vão sair ganhando. Através desse argumento é que tentamos sensibilizar o ministro Henrique Alves”, disse Valciney.


     A ideia do prefeito é elaborar um calendário com oito 
eventos anuais, incluindo canoagem e torneio de pesca, este a ser realizado na Vila de Santa Isabel, onde se pesca muito tucunaré e jaú. 

     A cachoeira de Santa Izabel é outro atrativo turístico. “É uma paisagem linda de se apreciar. Aliás, todas as nossas paisagens são paradisíacas”.

     O prefeito também pretende incentivar e melhorar a 
atividade hoteleira da cidade, para melhor acolher os visitantes. “O turista exige conforto e segurança, e é isso que pretendemos proporcionar”. 

     Valciney citou que nesse calendário de eventos atualmente já existe o réveillon na orla com a queima de fogos, festa de Santos Reis e as festividades juninas. 

     “Então dá pra gente manter um calendário de eventos anual. Temos potencial turístico e pretendemos explorá-lo, visando a geração de emprego e renda”. 

     Valciney saiu do gabinete do ministro com a promessa de que os pleitos serão atendidos.

     Saneamento 

     A outra audiência foi no Ministério das Cidades, onde Valciney Gomes e Beto Salame foram recebidos pelo ministro Gilberto Cassab. 

     Ali, o prefeito de Palestina do Pará foi reivindicar saneamento básico, e também a contemplação de uma segunda etapa do projeto habitacional Minha Casa Minha Vida, no valor de R$ 12 milhões.


     Uma primeira fase do projeto está em andamento, através 
de recursos já contratados e liberados, no valor de R$ 2,3 milhões. 

     “São projetos importantes e agregadores, porque além de beneficiar famílias carentes ainda promove a geração de emprego na construção civil, com aproveitamento da mão de obra local. É dinheiro que circula na própria cidade ”, enfatiza o prefeito. 

     Segundo Valciney, Cassab prometeu a imediata liberação dos recursos solicitados.


     “Fomos bem recebidos pelos dois ministros e saímos de lá 
bastante otimistas, eu e o deputado Belo Salame. Apesar desse momento de crise que o país está vivendo, mas os ministros prometeram priorizar nossas reivindicações”, disse Valciney.

Valciney, ministro Cassab e deputado Beto Salame: "Benefícios para Palestina do Pará"

Ministro Henrique Alves prometeu recursos para o turismo no município

Por do sol é um dos atrativos na Orla de Palestina

Praia do Porto bateu recorde de turistas no veraneio deste ano, em julho

 

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

REGULAÇÃO PARA HOSPITAL REGIONAL DEVE RETORNAR À MARABÁ

     Depois de insistentes reclamações da Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) sobre a regulação do Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, situado em Marabá, ter sido transferido para Belém, finalmente o deputado João Chamon conseguiu ser recebido em audiência pelo secretário de Saúde do Estado, Vitor Mateus.


     Chamon colocou que a medida tem gerado inúmeros transtornos a população de Marabá e municípios do entorno, que precisa dos cuidados daquela casa de saúde. 

     Vitor Mateus, segundo o próprio deputado, prometeu que a regulação vai voltar a ser feita em Marabá.

     O secretário enfatizou ainda que já determinou à regional da Sespa que agilize estudo para que essa mudança se faça de forma imediata.

     Mateus também garantiu que deve reunir com os secretários municipais de saúde da região para a criação de um consórcio de municípios nessa área, ou fortalecimento do Consórcio Integrado de Saúde do Araguaia e Tocantins (CISAT).

     Previsão é que dentro de 60 dias vai haver novamente a 
liberação do acesso às dependências do hospital por Marabá.


     Outra boa notícia do secretário de Saúde é sobre o deslocamento de um pneumologista a cada 15 dias, profissional que não existes na cidade.

     As obras de ampliação do hospital regional serão retomadas a partir de setembro, prometeu ainda Vitor Mateus.


Deputado Chamon (de paletó) em audiência com Vitor Mateus: "Boas notícias"

PALESTINA DO PARÁ TOCA OBRAS MESMO COM A CRISE

     Mesmo em situação financeira delicada, assim como as 
demais prefeituras do País, em Palestina do Pará, extremo 
sudeste do Pará, às margens do rio Araguaia, o Prefeito 
Valciney Gomes não tem se deixado abater pela crise e vem 
mantendo os serviços básicos funcionando regularmente.

     E ainda consegue realizar investimentos importantes para manter a trafegabilidade da população pelas vicinais da zona rural do município.

     Exemplo disso é a ponte sobre o rio Axixá, na estrada que 
liga a sede do município ao Distrito de Santa Isabel.

     Há vários anos que essa importante via de acesso não 
recebia qualquer tipo de manutenção.

     Agora foi totalmente reconstruída, estando revitalizada e segura para a trafegabilidade de qualquer veículo e transporte.

     A ponte, em perfeitas condições, garante o 
restabelecimento do fluxo de transporte para os produtores rurais da região, além de garantir melhores condições para o transporte escolar funcionar de forma regular.

                         Imagem:
                 Agora viajar para a Vila Santa Izabel está mais tranquila, com a ponte revitalizada





quarta-feira, 24 de junho de 2015

SUPOSTA EXPLOSÃO EM AUTO FORNO DA SINOBRAS

     Notícia, que ainda carece de confirmação, dá conta de um acidente que teria ocorrido em um dos fornos da empresa Sinobras.

     Teria sido nesta terça-feira, em horário que também está sendo checado.

     Pelo menos um funcionário saiu com graves queimaduras pelo corpo.

     Essa pessoa estaria em coma induzido e em estado grave.

     Na tarde desta quarta-feira, a vítima entrou para sala de cirurgia, no Hospital Regional Dr Geraldo Veloso, em Marabá.

     Tão logo a informação seja confirmada, estaremos postando destalhes da suposta explosão.