quarta-feira, 13 de março de 2013

NOVO PAPA É DA ARGENTINA


                     DO PORTAL ORM                    

     Novo papa será o primeiro pontífice a se chamar Francisco

     Argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, que foi arcebispo de Buenos Aires, é o novo Papa. 

     Anunciado como novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana nesta quarta-feira (13), ele se chamará Francisco I, é a primeira vez que um Papa adota este nome. 

     O anuncio foi feito pelo cardeal protodiácono Jean Louis Tauran, após uma hora em que a fumaça branca apareceu no alto da capela Sistina.

     A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

     O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

     A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro, no Vaticano. 

     Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram no momento da aparição do novo pontífice.

     Celebração - Foi celebrada nesta quarta-feira, às 18h, uma missa em Ação de Graças pela escolha do novo papa em Aparecida, no interior de São Paulo. 

     A celebração foi presidida pelo padre Darci Nicioli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida.

     Ao subir a fumaça branca em Roma, os sinos do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, foram badalados por alguns minutos. 

     O ritual anunciou que o novo papa, que vai governar a Igreja Católica pelos próximos anos, foi o escolhido pelos cardeais do mundo todo.

     Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde desta quarta-feira, apresentou a saudação oficial da CNBB ao papa Francisco I.

     "Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I", consta na nota divulgada no site da CNBB.

     Perfil - Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). 

     Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

     Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. 

     De 1967 a 1970, estudou teologia.

     Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.

     Conclave - O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro.

     Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. 

     Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.

     O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.


     A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. 

     Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento. 

     Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.

                            Primeiras imagens de Jorge Mario               Bergoglio, já como papa Francisco I
                           







Nenhum comentário: