O município de Palestina do Pará vive intenso clima de campanha política.
Com a cassação da prefeita Maria Ribeiro e de sua vice, Maria Liduína, ambas do PSDB, o eleitor de Palestina do Pará vai novamente às urnas no próximo dia 3 de novembro, conforme determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na disputa está o ex-prefeito do município, Walciney Ferreira Gomes (PMDB), que na eleição do ano passado perdeu para a própria Maria Ribeiro por uma diferença de apenas 44 votos.
O outro candidato é o presidente da Câmara, vereador Adeuvaldo Pereira de Souza (PSDB), que com o afastamento de Ribeiro vêm respondendo interinamente pela prefeitura.
Adeuvaldo é do grupo político de Maria Ribeiro, que tem o apoio explícito do governador Simão Jatene.
Caso venha a se confirmar a tendência revelada em pesquisas ainda no pleito passado, Walciney deve ganhar com larga margem de vantagem.
Maria Ribeiro só conseguiu se reeleger graças a manobras eivadas de irregularidades, como transferência de eleitores de outros domicílios eleitorais, e escancarada compra de votos.
O que configurou crime eleitoral.
Como ficou amplamente comprovado através de investigações comandadas pela Promotoria e Justiça Eleitoral, respectivamente.
O que acabou resultando na cassação da prefeita e, de sua vice, respectivamente.
E, consequentemente, na necessidade da realização de nova eleição suplementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário