quinta-feira, 21 de março de 2024

 Infraestrutura
Elza Miranda têm pleitos voltados para a zona rural
Vereadora tem encaminhado apelos ao Executivo, buscando melhor qualidade de vida às famílias do campo
 
NILSON SANTOS

A vereadora Elza Abussafi Miranda (PTB), desde o início de seu mandato enquanto vereadora, o terceiro em sua carreira política (1988/1992/2020), não tem medido esforços no sentido de sempre buscar melhorias para a população marabaense. Não têm sido poucas suas intervenções junto ao poder executivo, sempre pleiteando benefícios, principalmente para as comunidades mais necessitadas e, menos assistidas pelo poder público municipal.
Da tribuna da Câmara Municipal de Marabá (CMM), a voz de Elza Miranda tem sido incansável em defesa dos mais carentes. Com o foco voltado para a zona rural, sempre bastante órfã de infraestruturas e outras necessidades básicas, que possam oferecer o mínimo de qualidade de vida para seus moradores.
Uma das preocupações da vereadora está voltada para a Vila Carrapato, onde vive uma média de duzentas famílias. Através de requerimento encaminhado ao Executivo, Elza Miranda questiona a viabilidade de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para aquela localidade, projeto à ser executado pela Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) do município.
Miranda argumenta que essa unidade proporcionaria aos colonos dessa comunidade, atendimento médico e assistência de enfermeiros, distribuição de medicamentos, além do acesso ao Posto de Saúde da Família (PSF), que é um programa de preventiva e curativa. Além do que que, reforça ainda a vereadora em seu requerimento, essa UBS iria atender também moradores de comunidades vizinhas. “Evitando assim o deslocamento até o centro urbano do município, sobrecarregando ainda mais o atendimento no Hospital Municipal”.
Elza Miranda também mostra preocupação quanto a situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sol Poente, para a qual solicita obras de reforma, ampliação de uma sala de leitura, introdução do programa de informática e climatização no ambiente escolar. Trata-se de um apelo, tanto da comunidade estudantil quanto do corpo docente daquele estabelecimento de ensino, que abriga um universo de cerca de 100 alunos. “E estes necessitam de mais espaço e conforto, para melhor absorver o aprendizado, e os mestres, mais empenho no ensino”, diz a vereadora. A “Sol Poente” funciona nos turnos matutino e vespertino.
Transporte- Ainda no quesito educação voltado para a Vila Carrapato, outro requerimento apresentado pela vereadora petebista, da tribuna da Câmara, diz respeito ao transporte escolar. Elza Miranda defende a necessidade de uma linha nessa localidade, para evitar a evasão de alunos, que se faz crescente a cada ano letivo.
Esse ônibus, explica, iria atender outras comunidades no entorno da Vila Carrapato. Elza Miranda enfatiza que, para ter acesso à escola Sol Poente, única naquelas redondezas, o estudante muitas das vezes têm que percorrer até cerca de dois quilômetros. Sem transporte apropriado, o deslocamento se faz através de barco, bicicletas, cavalos, ou outro meio qualquer. “Muitos fazem até de pés. Tudo para não perder o ano letivo”, se sensibiliza Miranda.  
Espírito Santo- Outro colégio que necessita de atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), trata-se da Escola José Freire de Alencar, também de Ensino Fundamental. Esta, localizada na Vila Espírito Santo.
Em requerimento apresentado da tribuna do poder Legislativo, Elza Miranda solicita que a Prefeitura Municipal de Marabá (PMM) providencie serviços de urgentes reparos na rede elétrica do prédio. A situação precária da fiação, segundo sua justificativa, oferece sérios riscos de provocar um curto circuito, com consequências de grande risco para a estrutura física da unidade escolar.   
Além disso, a vereadora pondera ainda a necessidade de ventiladores nas salas de aula, lembrando que “vivemos em uma região extremamente quente, onde o calor excessivo causa muito desconforto para alunos e professores”.
Serviços de jardinagem no “José Freire de Alencar”, é outra preocupação da vereadora Miranda. O colégio abriga atualmente cerca de 80 alunos. E, “todos necessitam de uma educação infantil qualificada, visando um futuro melhor para nosso município”, pondera a vereadora.
Reforço- Ainda para a Escola José Freire de Alencar, estão sendo solicitadas a construção de uma quadra de esportes, além de uma sala específica para professores. Sem um local apropriado para a prática de atividades físicas, os alunos desse estabelecimento de ensino ficam alijados de, provavelmente desenvolverem seus talentos para o mundo esportivo. O futebol, um deles.
Já os professores, necessitam de um local mais reservado para seus planejamentos didáticos, ou mesmo para aquele papo descontraído, nos intervalos entre uma aula e outra.
Lembrando que esse pleito de Elza Miranda, é apenas um reforço aos requerimentos apresentados pelos vereadores Raimundo da Silva Souza, requerendo a quadra de esportes, e Ronisteu da Silva Araújo, este preocupado com a falta de um espaço exclusivo para os professores.
Sensibilizada com essa visão de seus pares, Elza Miranda decidiu apenas referendar tais requerimentos, no sentido de que os mesmos venham à serem atendidos pelo executivo municipal.
Lembrando que a Vila Espírito Santo, distante cerca de 30 quilômetros do núcleo urbano, e cujo acesso é pelo bairro de São Félix II, é considerado importante centro turístico de Marabá. Merecendo, portanto, toda a atenção por parte do poder público municipal.  
Atoleiro- Dado ao período chuvoso que se derrama sobre Marabá e região, Elza Miranda não esconde sua preocupação quanto a situação precária de muitas estradas vicinais. Nessa época de inverno intenso, muitas vilas e projetos de assentamentos ficam totalmente isolados “do resto do mundo”. Os atoleiros são intensos, e praticamente intransponíveis.
Nesse sentido, a vereadora pede atenção especial para a Vila União, distante cerca de 140 quilômetros da sede do município. Com foco voltado principalmente para a vicinal Bandeira, cuja vila é importante centro de fomento agropecuário, e cuja produção abastece não apenas Marabá, mas também outros municípios do entorno.     
Pensando nessa problemática, a Edil apresentou requerimento da Tribuna, solicitando apoio da mesa diretora e demais vereadores, para que seu pleito recebesse a atenção merecida por parte do executivo. Ela reivindica urgente serviço de patrolamento, nivelamento, aplicação de material de escoria e aterro, além de uma emergencial operação de limpeza e “tapa buracos” na referida vicinal.
Em sua justificativa para tal apelo, Miranda reforça que, com a estrada intrafegável, acaba dificultando o acesso de veículos para aquela localidade, inclusive do ônibus escolar. Prejudicando inclusive, o escoamento da produção agrícola. “Sendo imprescindível a realização dos serviços citados, haja vista que, durante o período chuvoso, há o risco de que o acesso à Vila se torne totalmente inviável”, se preocupa a vereadora.

                
                              Fotos: Assessoria da vereadora



Vereadora tem sido implacável na busca de melhorias para a zona rural  



Elza Miranda emprega seu mandato em prol das famílias mais carentes



Nenhum comentário: