quinta-feira, 28 de agosto de 2025

 AFYA

Redenção e Prefeitura ampliam rede de saúde pública

Primeira das três unidades que estão sendo reformadas e ampliadas para melhor atender a população será inaugurada nesta quinta feira (28)

 

REDENÇÃO (PA)  

A parceria entre a Afya Faculdade Redenção, antiga Fesar Afya, e a prefeitura do município está transformando a infraestrutura da saúde pública local, com a reforma e ampliação de três unidades de saúde. Mais do que obras físicas, o projeto representa um avanço significativo no atendimento à população e na formação prática dos futuros profissionais da medicina.

O principal objetivo desse esforço conjunto é o fortalecimento do atendimento gratuito à comunidade, que passará a contar com consultórios modernos, centros de especialidades e atendimento multiprofissional. Os moradores dos bairros contemplados terão acesso a serviços médicos e de enfermagem realizados por alunos supervisionados, além de equipes da própria prefeitura. “A população ganha muito com isso. Os postos reformados vão permitir que nossos alunos atendam diretamente a comunidade, com supervisão dos médicos da rede municipal. É uma troca rica: os alunos aprendem na prática e os moradores recebem atendimento qualificado”, destaca Diôgo Amaral Barbosa, Coordenador Acadêmico da Afya Faculdade Redenção.

A primeira unidade beneficiada através da parceria é o Posto de Saúde Araguaia, no Centro. A obra está finalizada e a inauguração está marcada para esta quinta-feira, 28 de agosto, às 15h. O espaço contará com 12 consultórios, sendo 4 novos e 8 reformados, e abrigará o novo Centro de Especialidades Dr. Cesar Paiva Correia Lima. O Posto fica localizado na Rua Altamira, nº 162, Setor Morada da Paz (ao lado do CTA).

A segunda obra é na Unidade de Saúde da Família IV Deusdete Noronha, localizada no Jardim Ariane. O trabalho está em fase inicial, com previsão de construção de 4 consultórios, com possibilidade de ampliação.

O terceiro espaço é a Unidade de Saúde da Família Planalto III, no bairro Planalto III. A obra está em fase final de construção e prevê 13 consultórios, sendo 2 específicos para atendimento ginecológico, com banheiros privativos. Todos os consultórios estão sendo entregues com central de ar instalada, armário, maca, mesa, cadeira giratória e duas cadeiras para pacientes.

A iniciativa reforça o compromisso da Afya Faculdade Redenção — integrante do maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil — com uma educação voltada para a realidade amazônica, promovendo a integração entre ensino, serviço e comunidade. Professores e alunos atuam diretamente nas unidades, oferecendo serviços de saúde e fortalecendo vínculos com os moradores.

“Esse modelo aproxima o aluno da realidade do SUS e da atenção básica. É uma formação que transforma não só o estudante, mas também a vida das pessoas que ele atende”, complementa Diôgo.

A médica Whatina Leite de Souza, secretária de Saúde do município, ressalta que essa parceria entre a Prefeitura de Redenção, no sul do Pará, e a Afya Faculdade Redenção é um marco para a saúde pública do município. “Estamos ampliando o acesso da população a serviços de qualidade, com estruturas modernas e equipes qualificadas. Os novos postos de saúde representam um verdadeiro diferencial para Redenção, fortalecendo o atendimento básico e aproximando ainda mais a comunidade dos cuidados que ela merece. É uma iniciativa que beneficia diretamente os moradores e contribui para a formação de profissionais comprometidos com a nossa realidade”, enfatiza a secretária.

Sobre a Afya   

Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos.

Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br,  e ir.afya.com.br. (Elizabeth Ribeiro/Ascom/Facimpa)

                                       Imagens: Ascom/Facimpa

Unidade ganhou consultório para atendimento multiprofissional 

Instalações mais amplas para melhor atender a comunidade

 

Nenhum comentário: