quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"MAIS MÉDICOS" - CONTRATAÇÃO ESCONDE PROBLEMAS NA ÁREA DA SAÚDE


     A criação do Programa "Mais Médicos" não passa de um paliativo do Governo Federal para esconder os graves problemas que vêm ocorrendo na área da saúde em todo o Brasil. Não adianta contratar mais médicos se as unidades de saúde e os hospitais públicos não recebem investimentos para atender a demanda.

     Esse foi o tom do discurso desta terça-feira (27) do líder da oposição no Senado, o tucano Mário Couto (PA), ao cobrar da presidente Dilma Rousseff melhorias imediatas na infraestrutura da área da saúde. 

     "A maioria dos hospitais não atende à população por falta de leito, por falta de equipamento, por falta de transporte. E a senhora (presidente Dilma) vem com esse efeito de contratar 15 mil médicos para funcionar num País do tamanho do Brasil", criticou o tucano.

     Mário Couto observou que em 11 anos de governo petista, houve uma redução de 15% na taxa de leitos hospitalares, por mil habitantes. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), com base em dados do Ministério da Saúde, somente entre os anos de 2005 e 2012 o Sistema Único de Saúde (SUS) perdeu mais de 41 mil leitos.

     "A disponibilidade de leitos diminuiu, presidenta. A senhora não tem leito nos interiores; a senhora não tem leito nas capitais. O que é que adianta a senhora contratar médico se V. Exa não tem onde internar um paciente? O que é que adianta ter médico se não há equipamentos para operar?", questionou o senador, que deixou claro: não é contra a contratação de mais médicos, mas contra o método usado pelo Governo Federal para "escamotear" os problemas na área da saúde.

     Mário Couto enfatizou que é a Organização Mundial de Saúde (OMS) que recomenda: é preciso de 3 a 5 leitos hospitalares por cada mil habitantes. No Brasil, são 2,3 leitos por mil habitantes. "Olhem, brasileiros, para ser presidente de um País do tamanho do Brasil é preciso conhecer o País. 

     Para ser um deputado estadual, é preciso conhecer o Estado. V. Exa não conhece o País. V. Exa não sabe – e eu tenho certeza de que não sabe, presidenta; se sabe, faz que não sabe – que o principal problema hoje do Brasil, na questão de saúde, são os leitos. 

     O Brasil não tem leito. 

     Assim como a corrupção cresceu no seu governo e no governo do Lula, os leitos não cresceram", apontou o senador. 


Nenhum comentário: