quinta-feira, 10 de julho de 2014

PILOTO DE JET-SKI QUASE PROVOCA TRAGÉDIA

     Na tarde do último domingo (6) um irresponsável que pilotava uma moto aquática por pouco não provoca uma verdadeira tragédia no rio Tocantins. 

     Provavelmente embriagado, ou drogado, ele literalmente jogou o jet-ski na lateral de uma embarcação que transportava passageiros da praia do Tucunaré para a rampa de embarque e desembarque, na Orla Sebastião Miranda. 

     Por pouco a lancha, que conduzia dez pessoas inclusive crianças, não foi a pique. 

     O pânico foi geral entre os banhistas que já estavam retornando para suas casas.

     Como consequência da batida o barco ficou com rachaduras no casco e começou a fazer água. A estrutura da cobertura também ficou comprometida. 

     Como a colisão aconteceu mais próximo da praia, o barqueiro manobrou com cuidado e voltou pra terra firme, o barco quase afundando.

     Um dos passageiros que estava com dois filhos menores reconheceu o piloto, mas não lembrava o nome do mesmo. “Eu conheço ele, é comerciante no Cidade Nova”, dizia, bastante nervoso, abraçado aos filhos. Essa pessoa ficou de averiguar o nome do irresponsável, para dar queixa na Delegacia de Polícia (Depol) do Núcleo Cidade Nova.

     A manobra imprudente do piloto foi presenciada por uma equipe da Guarda Municipal que estava de serviço na Praia do Tucunaré. 

     Um dos agentes imediatamente fez contato, pelo rádio, com uma equipe do Corpo de Bombeiros, que estava embarcada, para tentar interceptar a moto aquática. 

     Mas o condutor acelerou ainda mais o jet e fugiu para o lado do bairro Francisco Coelho. Quase que ele ainda bate em alguns banhistas que naquele momento estavam na água.

     Para aumentar ainda mais a revolta dos passageiros e até do dono da lancha, cujo prejuízo não soube precisar no momento, é que depois de bater na embarcação o piloto fez outra manobra radical e voltou na direção do barco e, começou a rir, em tom de deboche, dos assustados veranistas.

     Apesar do barco não ter afundado, mas alguns passageiros saíram com ferimentos leves pelo corpo. Muitos saíram caindo por sobre os outros e também se machucaram nos bancos e lateral da canoa. “Esse cara é um verdadeiro irresponsável, deveria ser preso”, reclamou o turista Wagner, que é do Acre e pela primeira vez esteve na Praia do Tucunaré.

     Insegurança – Apesar do forte aparato policial deslocado para a Praia do Tucunaré, no domingo, cuja força tarefa constou de Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, mas a fiscalização está deixando a desejar no tocante a presença de motos náuticas no rio Tocantins.

     Na opinião de muitos banhistas, os órgãos de segurança deveriam delimitar uma área específica para os jet-ski, longe da parte reservada para o banho. “Eles (pilotos) passam no meio da gente, só falta nos atropelar”, reclamou a veranista Elma Silva, que veio de Parauapebas e reclamou dessa falta de segurança.

     E não é só isso. 

     Não é difícil observar menores e adolescentes no comando desses veículos, realizando manobras radicais e colocando em risco a vida de dezenas de veranistas. 

     “E para pilotar essas motos aquáticas é preciso ter habilitação específica, além de ter passado por treinamento”, lembra Wellington Soares, observando o vai e vem de jet-skis pelo Tocantins, pelo meio de barcos e voadeiras, um perigo constante para quem busca paz, sossego e momentos de relax na Praia do Tucunaré.
     
     No ano passado, também no período de veraneio, uma pessoa, que seria menor de idade, perdeu o controle de um jet-ski que estava pilotando e invadiu a prainha do balneário da Mangueira. 

     Um banhista que estava com a família foi atingido e morreu na hora.

Nenhum comentário: