sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O OPINIÃO DÁ EM PRIMEIRA MÃO



Na surdina
Executivo chegou de helicóptero e foi direto para o Sossego onde reuniu apenas com o corpo técnico
Presidente da Vale visita Canaã sem aviso prévio
DA REDAÇÃO

     O presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira,  esteve nesta sexta-feira em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. Ele desembarcou por volta das 10h de ontem na cidade onde chegou de helicóptero e seguiu direto para a mina do projeto Sossego. A visita surpreendeu as autoridades do município que sequer foram informadas  da agenda do presidente. Ele se reuniu apenas como o corpo técnico da empresa.

     O presidente da Vale visita o Pará no momento em que comunidades assentadas em áreas de jazida no município de Canaã dos Carajás, denunciam estar sendo esmagadas por alguns interlocutores da empresa no diálogo e negociação de transferência.

     Em recente entrevista a uma rede de TV Nacional,  Murilo falou em corrigir desacertos com as comunidades e afirmou disposição em atender o que as populações estão desejando. Mas a postura que teve em Canaã dos Carajás não demonstra isso. Foi no município e não procurou conversar com a comunidade que vem sendo prejudicada. No final da tarde ele manteve reunião com diretores setoriais da Vale, na Serra dos Carajás, segundo confirmou uma fonte do jornal Opinião.

     No Brasil, a Vale emprega atualmente cerca de 63 mil pessoas. O grupo que controla a mineradora tem 53% das ações da Vale. Entre os acionistas está o BNDES.

     Estilo mineiro de bom ouvinte, Murilo Ferreira diz ter algumas metas para a empresa. Uma delas é ser a empresa campeã  mundial de sustentabilidade. Mesmo na atividade mineral que gera alto impacto ambiental, ele acha que isso é possível conciliar exploração e desenvolvimento. Hoje, a Vale recicla parte da água que usa.
Murilo tomou como exemplo o município de Paragominas, onde a Vale explora uma mina de bauxita. “Era a cidade que mais tinha problemas ambientais. Hoje não”, afirma o presidente da mineradora. 

Nenhum comentário: