quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CÍRIO DE MARABÁ AGORA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO

     O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, versão de Marabá e que acontece no terceiro domingo de outubro, agora é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Pará.

     Projeto de Lei nesse sentido, de autoria da deputada estadual Bernadete ten Caten, acaba de ser aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa, com parecer favorável da Comissão de Justiça e da CCJ.

     Com isso, a partir de agora o evento religioso, considerado a maior manifestação de fé do povo católico do sul e sudeste do Pará, passa a figurar no calendário de comemorações oficiais do governo do Estado.

     Lembrando que este ano o Círio de Marabá acontece no dia 16.   


Círio de Nazaré reúne fiéis de várias partes da região, e até de Estados vizinhos 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AS INTERDIÇÕES NOSSA DE CADA DIA

     Rodovia Transamazônica está interditada desde às primeiras horas da manhã de hoje, na localidade Cajazeiras, município de Itupiranga.

     Ninguém passa, nem pra lá, nem pra cá.

     Dos dois lados da estrada já se nota filas quilométricas de veículos de todos os tipos.

     Manifestação é por conta do “bendito” asfaltamento da rodovia que não sai do papel, provocando inúmeros prejuízos para moradores da região.

     Nesta época do ano, de elevada temperatura e chuva nenhuma, o problema maior fica por conta da poeira infernal.
Não há hora específica para que o trecho seja liberado. 
Árvore queimada no meio da estrada impede passagem de veículos

População não aguenta mais engolir poeira e cobra pavimentação da Transam 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ASSALTANTES TOCAM O "ZARALHO" NO SUL DO PARÁ

     Até o final da tarde nenhum membro da quadrilha que implantou o terror, pela manhã, em Santana do Araguaia, no sul do Pará, tinha sido preso pela polícia.

     Pelo menos uns 15 elementos, fortemente armados com – olha a redundância – armamento pesado (metralhadora, pistolas automáticas, carabinas e afins) tomaram de assalto as agências do Bradesco, Banco do Brasil e da Casa Lotérica. A ação foi simultânea e durou vários minutos. Uma cena que não é mais novidade nesse município.

     Para impedir a ação da guarnição da PM e da reduzida equipe da Polícia Civil, destacados na cidade, os bandidos renderam umas 20 pessoas e as utilizaram como escudo humano. Tal qual já aconteceu em Tucuruí, tempos desses, e lá mesmo em Santana do Araguaia.

     Na fuga teve troca de tiros entre a quadrilha e os homens da lei. Três policiais militares saíram feridos, entre eles o cabo Célio. Todos foram encaminhados para hospitais de Redenção.

     Reforço policial foi enviado de Redenção e Conceição do Araguaia para fazer o cerco em torno da quadrilha, que fugiu em direção da fronteira com o Mato Grosso.


     As respectivas gerências das agências assaltadas não informaram os valores levados pelos facínoras.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SEMPRE FORTE!

      Slogam de campanha da Frente Pró Carajás:


     "POR UM PARÁ MAIS FORTE"


     Ahmmm?!?!?!?


     Subentende-se que:


     O Pará vai continuar sempre forte.


     Como sempre foi.


     Benza Deus!!!! 

domingo, 11 de setembro de 2011

SÉRIE C - SEGUNDA VAGA ENTRE PYSANDU E ÁGUIA

     Não foi nada bom para o Águia de Marabá a derrota do Paysandu para o Rio Branco do Acre, jogo encerrado agora à pouco na Arena da Baixada.

     Pior ainda porque o Luverdense (MT) fez seu dever de casa e derrotou o lanterna Araguaína, por 2x0. Resultado que rebaixa o time tocantinente à série D.

     Com a vitória de 2x1 e chegando aos 16 pontos, o Rio Branco garantiu a classificação, por antecipação, à próxima fase do campeonato.

     A segunda vaga ainda não está decidida.

     O quadro é o seguinte:

     Com 13 pontos e ocupando a segunda colocação da Chave A, o Águia precisa vencer o Luverdense e ir aos 16 pontos, ficando assim com a segunda vaga. Missão quase impossível, já que o Azulão vai encarar o último compromisso na casa do adversário, onde o Luverdense, já sem pretensões, mas sempre impõe respeito.

     Até o empate pode ser bom para o Águia. Para isso, basta que o Araguaína, ferido nos brios, atropele o Paysandu dentro de seus domínios. O último confronto será na Curuzu, considerado o “Caldeirão Bicolor”.

     Para que o Papão fique com a segunda vaga precisa vencer o Araguaína e torcer pela vitória do Luverdense. Assim o time de Suíço vai aos 14, enquanto o Águia estaciona nos 13.

     Na hipótese de um possível empate do time de Galvão em Lucas de Rio Verde e, dependendo do placar, até uma vitória do Papão ainda não garante o “passo seguinte” ao time de Belém. Águia iria aos 14, mesma pontuação dos bicolores. 

     Aí, será necessária a calculadora para ver quem leva vantagem no critério do saldo de gols.

     Vai ser uma semana de muito trabalho e expectativa para as duas equipes, de Belém e de Marabá. Só uma das duas segue em frente a partir da próxima semana.


     Só quem vai dormir tranquilo, sem qualquer pesadelo, é o Rio Branco, time sem qualquer expressão no ranking
do futebol brasileiro.  

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ASDRUBAL CONDENADO PELO STF

Já está nos principais Blogs da região, e, aqui,
catado do Hiroshi:

     O STF acatou denúncia na ação movida pelo MPF contra o deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB), condenando-o a pena de três anos e um mês em regime aberto, convertendo essa condenação em pena pecuniária de 100 salários mínimos e aplicando o artigo 55, inciso 6º da Constituição Federal.

     O cumprimento da pena em regime aberta será ainda disciplinado.

     A perda do mandato e consequente perda dos direitos políticos do parlamentar por igual período da pena, deverá ser decidida agora pela Câmara Federal.

     A denúncia do Ministério Público Federal narrou que entre os meses de janeiro e março de 2004, período que antecedeu as eleições municipais, Asdrubal Bentes,  com o auxílio de sua companheira e de sua enteada, teria utilizado da fundação “PMDB Mulher” para recrutar eleitoras mediante a promessa de fornecer gratuitamente a realização de cirurgias de laqueadura tubária. 

     O procurador-geral da República reafirmou os termos da denúncia anteriormente apresentada e argumentou que embora o político não aparecesse diretamente nas ações de recrutamento, ele coordenava toda a ação por meio do escritório do PMDB Mulher.

     A defesa do parlamentar afirmou que não há crime por não haver provas da prática de corrupção eleitoral, e que o crime apenas pode ocorrer no período que segue entre a data do registro da candidatura e o dia da eleição.

     Nota do pôster: Neste exato momento, 9h, o ainda deputado federal (PMDB) está dando entrevista coletiva para a Imprensa local, quando fala sobre sua situação política, a partir de agora. Ele está numa espécie de prisão domiciliar. Asdrúbal está recebendo repórteres na chácara dele, no km 10 da Transamazônica, sentido Morada Nova.  
No decorrer do dia, novas postagens sobre o assunto.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VERDADEIRO DESSERVIÇO

     A noite de domingo para hoje, nos bairros Novo Planalto, Liberdade, Laranjeiras e adjacências, foi de seguidas quedas de energia. Um vai e vem danado, propício para queimar eletro-eletrônicos.

     Foi um calor dos infernos, sem poder utilizar ventilador, ou o ar-condicionado.

    Por volta das duas da manhã, a energia foi embora de vez. Voltou às 6h, mas sem estabilidade. As oscilações continuaram. 8h30, apagou tudo de novo.

     Isso, aliás, tem sido uma constante para aqueles lados do núcleo Cidade Nova. E, acredito eu, problemática que tem atingido toda a população marabaense.

     Não a toa, a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) acaba de aprovar a CPI da Rede Celpa, iniciativa da deputada Bernadete ten Caten (PT). A parlamentar quer explicações sobre o verdadeiro desserviço que a concessionária de energia está oferecendo ao consumidor paraense.

     Na semana passada, teve audiência pública em Ananindeua, justamente para debater essa questão: o péssimo serviço que a Celpa vem disponibilizando, principalmente depois que foi privatizada.

     Canaã dos Carajás também abriu guerra contra a concessionária.


     Com a palavra o Procon, ou o Ministério Público Estadual (MPE).

sábado, 3 de setembro de 2011

COMENDO MOSCA?

     Principais blogueiros de Parauapebas e Canaã dos Carajás “comeram mosca”, literalmente, na misteriosa visita que o presidente da Vale, Murilo Ferreira, fez aos dois municípios na última sexta-feira.


     Nenhum deu uma linha sequer sobre o inusitado acontecimento.

     Teria sido proposital?

     Tipo de retaliação?

     Jornalisticamente falando, aho que não.

     Presidente da Vale na região é sempre um acontecimento.

     Principalmente do jeito que ele veio, escondidinho, sem exigir as pompas de uma recepção que o cargo dele exige, e merece.

     O fato só não passou despercebido graças ao faro fino de repórteres do Jornal Opinião, que tanto “fuçaram” e, exatamente às 22h de sexta, conseguiram confirmar a informação precisa. Murilo estava mesmo na região e, pela manhã, visitou secretamente o Projeto Sossego, lá mesmo em Canaã, onde reuniu apenas com o corpo técnico do projeto.

     Já à noite, o encontro foi com diretores setoriais e engenheiros da Vale, na Serra do Carajás.

     Do jeitinho que está contado em matéria do Opinião deste sábado.

     E como o blogger foi quem editou o material, além de ter feito os contatos necessários até confirmar o que seria apenas boato, pegou carona na matéria e também postou, em primeira mão, a visita misteriosa do sr. Murilo Ferreira.


     Ele deixou o sudeste do Pará apenas no sábado. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O OPINIÃO DÁ EM PRIMEIRA MÃO



Na surdina
Executivo chegou de helicóptero e foi direto para o Sossego onde reuniu apenas com o corpo técnico
Presidente da Vale visita Canaã sem aviso prévio
DA REDAÇÃO

     O presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira,  esteve nesta sexta-feira em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. Ele desembarcou por volta das 10h de ontem na cidade onde chegou de helicóptero e seguiu direto para a mina do projeto Sossego. A visita surpreendeu as autoridades do município que sequer foram informadas  da agenda do presidente. Ele se reuniu apenas como o corpo técnico da empresa.

     O presidente da Vale visita o Pará no momento em que comunidades assentadas em áreas de jazida no município de Canaã dos Carajás, denunciam estar sendo esmagadas por alguns interlocutores da empresa no diálogo e negociação de transferência.

     Em recente entrevista a uma rede de TV Nacional,  Murilo falou em corrigir desacertos com as comunidades e afirmou disposição em atender o que as populações estão desejando. Mas a postura que teve em Canaã dos Carajás não demonstra isso. Foi no município e não procurou conversar com a comunidade que vem sendo prejudicada. No final da tarde ele manteve reunião com diretores setoriais da Vale, na Serra dos Carajás, segundo confirmou uma fonte do jornal Opinião.

     No Brasil, a Vale emprega atualmente cerca de 63 mil pessoas. O grupo que controla a mineradora tem 53% das ações da Vale. Entre os acionistas está o BNDES.

     Estilo mineiro de bom ouvinte, Murilo Ferreira diz ter algumas metas para a empresa. Uma delas é ser a empresa campeã  mundial de sustentabilidade. Mesmo na atividade mineral que gera alto impacto ambiental, ele acha que isso é possível conciliar exploração e desenvolvimento. Hoje, a Vale recicla parte da água que usa.
Murilo tomou como exemplo o município de Paragominas, onde a Vale explora uma mina de bauxita. “Era a cidade que mais tinha problemas ambientais. Hoje não”, afirma o presidente da mineradora.