A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou, no Cine Marrocos, uma reunião para apresentação e discussão do pré-projeto que trata da coleta sistemática e seletiva de resíduos, implantação da usina de reciclagem de lixo e também da padronização das calçadas (acessibilidade).
O secretário de Serviços Urbanos, Leodato da Conceição Marques, falou também das ações que estão sendo realizadas na cidade, como o mutirão de limpeza que acontece neste sábado, dia 19, na Marabá Pioneira.
A reunião contou com a presença das secretarias de Obras e Meio Ambiente, Defesa Civil, moradores da Marabá Pioneira, iniciativa privada e entidades de classe.
Abrindo a reunião, Leodato apresentou um relatório com a situação do lixo Brasil, a quantidade do lixo produzido e exemplos de cidades que aprenderam a fazer do lixo uma fonte de renda para catadores de material reciclável.
No decorrer da apresentação, o secretário adiantou o que deve ser feito a curto, médio e longo prazo.
Na área de infraestrutura está previsto a distribuição de coletores seletivos e contêineres em vários pontos da cidade.
Na parte educacional, será deslanchada campanhas nas escolas, empresas e entidades orientando a população como manter a cidade limpa; implantação de placas educativas; uso das mídias para conscientização da população, entre outros.
Também será implantada a coleta seletiva por meio de entidades, como associações e ONGs; e normatizado e divulgado os horários de recolhimento do lixo.
Segundo Leodato, outro ponto importante e que vai melhorar a acessibilidade será a padronização das calçadas, com sinalização de acordo com as normas federais.
Sobre o mutirão limpeza, Leodato pediu aos moradores da Velha Marabá que o lixo doméstico deve ser colocado em local apropriado, incluído entulho, que uma força tarefa composta pela Leão Ambiental e Secretaria de Serviços Urbanos fará a coleta.
No domingo, será feito a lavagem de calçadas, desobstrução e restauração de bueiros e pintura de meio fio.
“Esse é apenas o pontapé inicial. Não poderíamos começar um trabalho desse porte, que vai mudar a vida de tantas pessoas, para melhor, sem antes consultá-las. Vamos nos empenhar para que Marabá não demore muito para acompanhar cidades que, mesmo menores, já são modelo quando o assunto é limpeza e acessibilidade”, frisou Leodato, ressaltando que “o lugar mais limpo não é o que mais se limpa, mas, o que menos se suja”. (ASCOM/PMM)
Aspecto da reunião que discutiu projetos para a questão do lixo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário