segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MARABÁ: PODER LEGISLATIVO RETOMA TRABALHOS


     O período ordinário da Câmara Municipal de Marabá, que teve início no último dia 15 de fevereiro, terá a sua primeira sessão nesta terça-feira (19), a partir das 9h30, na sede do Poder Legislativo. 

     Os vereadores vão debater os mais diversos assuntos de interesse da comunidade, apresentando requerimentos e deliberando sobre projetos que venham a contribuir com Marabá.

     Palco das grandes discussões do município, o plenário da Câmara sempre teve participação preponderante nos avanços e conquistas da comunidade. 

     É o local também, aonde as discussões chegam primeiro, sendo a caixa de ressonância da população.

     Além da participação dos vereadores e da sociedade civil organizada, é esperada também, a participação do Prefeito Municipal, João Salame Neto (PPS) e de seu secretariado.

       A atual legislatura é composta por 21 vereadores, e além dos pronunciamentos (discursos) sobre assuntos de interesse da comunidade, o vereador discute e apresenta proposições - assim são chamadas as matérias submetidas ao colegiado de vereadores. 

     As proposições ou proposituras são de vários tipos: Projeto de Lei, Projeto de Resolução, Projeto de Decreto Legislativo, Emendas, Requerimentos, Moções, Indicações, Substitutivos, Votos e Recursos.

     O voto é a manifestação de vontade do vereador. 

     As deliberações da Câmara serão tomadas por maioria de votos ou, em alguns casos, por 2/3 de votos dos membros da casa. 

     Neste último caso, estas circunstâncias excepcionais estão previstas na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Câmara Municipal de Marabá.

     As reuniões ordinárias acontecem semanalmente, sempre as terças e as quartas-feiras. 


     Os trabalhos são divididos em quatro etapas: o Pequeno Expediente; Grande expediente; Ordem do Dia e horário das lideranças partidárias. (Do site MARABÁ NOTÍCIAS)

Legislativo marabaense retoma atividades a partir desta terça-feira

Nenhum comentário: