sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PREFEITA DE PALESTINA DO PARÁ TEM MANDATO CASSADO


     Não deu outra.

     Como o pôster já havia antecipado, pode haver novas eleições majoritárias no município de Palestina do Pará.

     É que a prefeita reeleita no pleito de outubro do ano passado, Maria Ribeiro (PSDB), acaba de ser cassada pela Justiça Eleitoral.

     Como já foi noticiado aqui mesmo, as eleições naquele pequeno município de menos de 20 mil habitantes foi eivada de maracutaia.

     E das grosas.

     Tudo devidamente comprovada através de investigações comandadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), tendo a frente a promotora de Justiça Maiana Souza Queiroz.

     A sentença pela cassação de Maria Ribeiro, e de sua vice, Maria Liduína, foi promulgada nesta quinta-feira (31) pelo juiz da 57ª Zona Eleitoral, Luciano Mendes Scaliza.

     “... o processo eleitoral em Palestina do Pará encontra-se irremediavelmente contaminado por condutas que configuram abuso de poder político e econômico, bem como captação ilícita de sufrágio e uso da máquina administrativa, como forma de cativar a preferência do eleitorado”.

     Este é apenas um dos trechos do despacho de Luciano Scaliza, que acompanhou o relatório de Maiana Queiroz sugerindo a cassação do diploma de Maria Ribeiro e Maria Liduína, respectivamente.

     Entre outras irregularidades, ficou comprovado o uso de um trator de esteira D-6 na abertura de açudes e derrubada de matas para plantio, beneficiando pequenos agricultores da zona rural de Palestina do Pará.

     Serviços oferecidos em troca de votos.

     Somente em uma chácara foram 25 votos, em troca desse “favorzinho”.

     As denúncias sobre as supostas irregularidades nas eleições foram formuladas pela coligação “Palestina de Volta ao Progresso” (PMDB, PT, PTB, PRP, PCdoB), do então candidato Walciney Ferreira Gomes.

     Ele agora vai ter a oportunidade de concorrer novamente, caso os recursos a serem interpostos pela prefeita cassada não encontrem guarida nas instâncias superiores.

     Quem assume temporariamente a prefeitura de Palestina do Pará é o presidente da Câmara Municipal.

Um comentário:

STEFANIO CAMARGO disse...

STOP! comessou um novo tempo na politica de palestina e seu distritos, se realmente mantiver essa cassação, e a Justiça eleitoral mostra pra q existe, o povo não aceitarar mais esses tipos de Politicos.
As eleições futuras vai ser recheadas de ficalizações, tanto da parte da Justiça eleitoral quanto dos eleitores.
O que eu desejo e que, quem entre, realmente faça alguma coisa pela Palestina e seus distritos, traga empresas que gere trabalho, traga projetos pros assentados, envista no turismo dentre outros…