sexta-feira, 6 de março de 2015

"OPERAÇÃO TATU" DA COSANPA SEGUE DESTRUINDO RUAS E AVENIDAS

     A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) continua com sua jornada insana de transformar as ruas de Marabá em verdadeiro rastro de destruição e buraqueiras.

Com a ação realizada ao longo da Avenida Tocantins, no bairro Novo Horizonte, aquela pavimentação nunca mais será a mesma.

     O calçamento, todo em bloquete e até então considerado uma das melhores pavimentações já implementadas em vias públicas da cidade, foi todo arrebentado pela ação de homens e máquinas da empresa terceirizada que presta serviço para a estatal do governo do Estado.

     Estes, naturalmente apenas cumprindo ordens e ali para “ganhar o seu”.

     O calçamento padrão foi implantado ainda no governo de Nagib Mutran, quando este foi prefeito de 1989 a 1992.


     A obra, é bom que se diga, segue cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conveniado entre governo do Estado e governo Federal.

     Mas esse PAC poderia muito bem ser traduzido como: Pode Acabar com o Calçamento.

    A reclamação é geral, onde o projeto de expansão de abastecimento de água vem sendo implantado.

     É que a Cosanpa vem acabando com calçamentos e pavimentações, e a “operação remendo” feita em seguida só piora a situação.

Que se agrava com esse período chuvoso que castiga Marabá. 

                 Imagens: Osvaldo Beija Flor


Ruas do Novo Horizonte estão sendo devastadas pela Cosanpa














Avenida Tocantins nunca mais será a mesma






           EM TEMPO

Prefeito rece novo presidente da Cosanpa

     No início da noite desta quinta-feira (5), o prefeito João Salame recebeu em seu gabinete o novo presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Luciano Lopes Dias. 
     O encontro teve o objetivo de estreitar relações com o dirigente da estatal e buscar uma solução consensual aos problemas que a companhia de águas vem causando na cidade, sobretudo em relação às obras de asfaltamento que a prefeitura tem realizado.
     João Salame cobrou do gestor da Cosanpa providências sobre as valas abertas em várias ruas da cidade – muitas logo após a prefeitura ter pavimentado a via -, as quais demoram a ser fechadas e quando acontece a recuperação esta é de baixa qualidade. 
     “Precisamos de uma solução para esses problemas para que a recomposição seja boa e de qualidade”, salientou o gestor municipal.
     João Salame lembrou que ruas, como as do Novo Horizonte, no Núcleo Cidade Nova, foram asfaltadas e logo depois a Cosanpa abriu valas para colocar tubulação, prejudicando o asfalto feito recentemente.
     Ele citou como exemplo a Avenida Tocantins, onde quebraram os bloquetes e, na recomposição, colocaram uma camada de cimento e apenas riscaram o desenho da antiga pavimentação, para simular a recolocação dos blocos de concreto.
     O secretário de Obras, Antônio de Pádua, ressaltou, por sua vez, que as empresas que prestam serviço para a Cosanpa devem colocar uma camada de 20 centímetros de asfalto, no mínimo, o que não está sendo feito.
     O gestor municipal também solicitou um cronograma das ruas em que a Cosanpa vai trabalhar, para que a prefeitura programe as suas ações de pavimentação e, desse modo, as ruas, após, asfaltadas não sejam rasgadas para a colocação de tubos.
     Na opinião de Luciano Dias, a reunião com o prefeito de Marabá foi importante para traçar os planos de saneamento para o futuro do município, uma vez que o órgão está investindo em Marabá R$ 300 milhões, em água e esgotamento sanitário.
     Ele disse ainda que vai levar a reivindicação de João Salame para que a Cosanpa melhore a qualidade do trabalho na recomposição das ruas que estão sendo abertas.
     “Vamos também programar as ações da Cosanpa em sintonia com aquilo que o município deseja realizar de obra em Marabá, principalmente no quesito asfaltamento, para que a gente não possa chegar depois do município e abrir uma rua recém-asfaltada”, afirmou o gestor da Cosanpa.

     Além do secretário de obras e Viações Públicas, também participaram da reunião o secretário de Planejamento, Roberval Rodrigues, e o superintendente de Desenvolvimento Urbano de Marabá, Gilson Dias. (Alessandra Gonçalves)

                                 Fotos: Dinho Aires

Luciano Lopes promete melhorar recomposição das ruas

Prefeito Salame explicou os problemas que vêm sendo deixados pela Cosanpa 



Nenhum comentário: