quarta-feira, 4 de março de 2015

VEREADORES JÚLIA ROSA E NAGIBINHO TEMPORARIAMENTE CASSADOS

     Nesta terça-feira (3), o Pleno do Tribunal Regional do Estado do Pará (TRE-PA) cassou o mandato dos vereadores de Marabá, Júlia Rosa (PDT) e Nagib Mutran (PMDB) – este licenciado. 

     Os vereadores já disseram que vão recorrer da sentença ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), com pedido de tutela antecipada, para permanecerem no mandato enquanto o recurso é julgado.

     Eles foram cassados por terem recebido doações durante a última campanha eleitoral de uma empresa que tinha CNPJ com menos de um ano, o que é vedado pela Justiça Eleitoral.

     Em primeira instância, os dois vereadores explicaram que a empresa que fez as doações tinha mais de um ano de CNPJ, mas abriu outra empresa com outra inscrição. 

     O juiz eleitoral César Dias de França Lins acatou os argumentos dos vereadores.

     Em sua sentença, ele disse que “a doação foi válida, pois a empresa doadora é integrante de um grupo econômico atuante em Marabá de anos de existência, não havendo qualquer burla ao sistema eleitoral, principalmente quando a doação foi realizada ao final da campanha, poucos dias da eleição, apenas servindo para pagar gastos de campanha e, em sendo assim, nunca poderia ter ocorrido o desequilíbrio das eleições por abuso do poder econômico como sustentado pelo RMP na sua exordial”.

     Mas o Ministério Público, autor da Ação de Investigação Judicial Eleitoral por arrecadação de doação e abuso de poder econômico recorreu da decisão local e fez o caso subir para o TRE, que acabou não aceitando o argumento dos vereadores e lhes cassou o mandato.

     A Câmara Municipal de Marabá (CMM), assim que notificada pela Justiça Eleitoral, deve empossar o suplente Ilker Moraes no lugar de Júlia Rosa. No caso de Nagibinho, isso não será necessário porque ele está licenciado desde o início do mandado para atuar como secretário municipal de Saúde, e em seu lugar permanece Guido Mutran, mas de forma definitiva.

Solidariedade - Atual presidente da Câmara de Marabá, o vereador Miguelito Gomes se disse bastante entristecido com a notícia da cassação dos colegas e, inclusive, suspendeu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira. 
     
     “Não havia mais ambiente para que a sessão continuasse”, disse, acrescentando que Julia Rosa e Nagibinho tem todo o direito a recorrer da sentença.

     Em uma rede social, o prefeito João Salame também se solidarizou com os vereadores. 

     Ele classificou a decisão do TRE de “mais um absurdo”. 

     “Independente das divergências recentes que tive com a Júlia (Rosa), a história dela não merecia isso. Minha solidariedade ao Nagib também, que tem sido meu parceiro. Tenho certeza de que o TSE vai reformar mais essa decisão absurda”, reafirmou Salame. 

     Até o final da tarde desta terça-feira (3), nem Câmara Municipal nem o Fórum Eleitoral de Marabá haviam recebido qualquer ofício notificando a cassação dos dois vereadores. (Do site Marabá Notícias)

Nenhum comentário: