terça-feira, 20 de março de 2018

ENCONTRO DEBATE "COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO"

         MARABÁ

Agência Pará de Notícias
         Os profissionais e estudantes de comunicação precisam estar constantemente atualizados, devido às novas alternativas que tornam mais dinâmicas as possibilidades de interação. 
         No entanto, mais do que acompanhar a evolução das ferramentas é fundamental que o conteúdo produzido seja cada vez mais humanizado e comprometido com o desenvolvimento da sociedade. 
          Para possibilitar a troca de experiências e a reflexão sobre o assunto, será realizado o Encontro de Comunicação do Pará (Publicom), edição Marabá, com o tema “Comunicação para o desenvolvimento”. 
          Evento começa nesta quarta-feira (21) e vai até sexta-feira (23) no auditório do Carajás Centro de Convenções. 
         Encontro é destinado à profissionais e estudantes de Comunicação, principalmente das regiões sul e sudeste do Pará, além de interessados no tema.
         Promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o evento é gratuito e conta com uma programação de oficinas, bate-papo e grandes palestras. O Publicom já passou, até o ano passado, pelos municípios de Xinguara, Bragança, Redenção, Parauapebas, Paragominas, Santarém e Belém. 
         Em 2018, chega a vez de Marabá, Altamira, Breves e, por fim, mais uma edição na capital paraense.
         O secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, ressalta que o objetivo desta edição é estimular a reflexão sobre o apoio da comunicação na promoção do desenvolvimento social. 
         “Houve um intenso desenvolvimento técnico da comunicação, mas paralelo a isso, precisamos pensar no papel fundamental da comunicação em outras áreas. Isso se dá por meio de campanhas, debates e discussões”, explica. 
         Ele mediará o debate sobre “Novo Jornalismo e as Fake News: a credibilidade em pauta”, do qual participarão a jornalista e professora Renata Ferreira; o blogueiro da região, Zé Dudu; e o jornalista de Marabá, Ulisses Pompeu.
         De acordo com Zek Nascimento, da equipe de produção do Publicom, ao realizar o evento em Parauapebas, no ano passado, foi identificada a necessidade de uma edição em Marabá. 
         “Embora sejam cidades próximas, as demandas são bem diferentes, já que a forma de comunicar se difere nas várias localidades do nosso Estado. A cada edição, a gente passa a entender melhor as problemáticas e também os pontos fortes da comunicação em cada região do Pará, trocando conhecimentos e experiências na busca de aprimorar a comunicação que fazemos no Estado”, analisou.
Programação 
         No mês em que é lembrado o Dia Internacional da Mulher, o Publicom Marabá vai abordar a imagem da mulher na mídia com a presença da roteirista, diretora e pesquisadora Lívia Perez, diretora do documentário “Quem Matou Eloá?”, que mostra como a imprensa tratou o caso, ocorrido em 2008, quando Lindemberg Alves invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, localizado em um conjunto habitacional popular na região de Santo André, em São Paulo. 
          A mediadora desse debate será a jornalista do grupo Correio, de Marabá, Angelika Freitas.
          Um dos temas mais badalados em todas as edições do Publicom gira em torno da comunicação digital. 
          Em Marabá, o bate-papo sobre o assunto será com o social media Petterson Farias, diretor de Comunicação Institucional da Secom. 
          “A comunicação digital é uma plataforma que a gente convive diariamente e que está em constante atualização, por isso não podemos negligenciá-la. Mas é fundamental que as pessoas aprendam a usar as redes sociais de uma forma mais consciente e diferenciada dos demais”, adiantou.
         Ainda na temática da era digital, será ministrada uma oficina sobre “Hipertexto: a linguagem de produção e consumo de conteúdos digitais”, com o jornalista e publicitário Mauro Lima, diretor de Publicidade da Secom. 
          “O hipertexto é uma maneira de construir narrativas se utilizando das inúmeras ferramentas que têm por base a produção de conteúdos a serem construídos e consumidos nas diversas plataformas, como o sistema de comunicação mobile, os desktops e os games. A oficina está dividida em dois dias e tem por objetivo trocar ideias sobre como se comunica utilizando as multilinguagens da internet”, explicou. 
          As duas outras oficinas do Publicom Marabá serão sobre “Cerimonial, Protocolo e Etiqueta” e “A Arte de Falar em Público”, ambas ministradas por Reginaldo Telles, cerimonialista do Governo do Estado.
          No ato da inscrição, no local do evento, a equipe da Secom estará recebendo doações de livros usados, para reforçar o acervo da Campanha Livro Solidário, que além de manter os Espaços de Leitura em escolas, hospitais e centros comunitários, apoia também projetos de incentivo à leitura. 

          Os livros arrecadados no Publicom 2017 foram doados para a implantação de bibliotecas em dois hospitais públicos estaduais: o Oncológico Infantil e o Hospital Metropolitano. (Divulgação)

Nenhum comentário: