segunda-feira, 19 de março de 2018

SEGURANÇA PÚBLICA: REUNIÃO DISCUTE CRIAÇÃO DE GABINETE INTEGRADO

         G1/PA   

         Representantes do Sistema de Segurança Pública do Pará e da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público Estadual estiveram reunidos, em Belém, para dialogar sobre as estratégias que serão implementadas para intensificar a segurança pública no estado. 

          A reunião ocorreu na sede do Ministério Público Estadual.

         No encontro foi apresentado um panorama dos esforços de segurança realizados na capital e no interior e dados da violência no estado para que soluções possam ser traçadas.

          “Pretendemos traçar um planejamento de ações integrando os órgãos que estão envolvidos na segurança, como a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, os departamentos que atuam na área de controle. O objetivo maior é enfrentar essa criminalidade que envolve especificamente condutas que afetam a liberdade da vida, como o tráfico, que tem como consequência algumas mortes, milícias, grupo de extermínio, e crimes decorrentes da violência de latrocínio”, explicou o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará, Gilberto Valente.

         Transparência – Entre as ações que irão ser concretizadas está o desenvolvimento do portal da transparência da segurança pública. 

         No espaço estarão a disposição da sociedade dados estatísticos sobre o quadro da violência no estado, as ações que já foram implementadas e as que serão colocadas em prática.

         De acordo com o titular a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, o objetivo da reunião e das novas propostas de trabalho são integrar ainda mais as equipes e os esforços para reduzir os índices da criminalidade.

         “Nós vamos criar o portal da transparência da segurança pública. Mensalmente nós vamos disponibilizar esses dados com a Procuradoria Geral, Promotoria de Justiça, com a Polícia Federal e os diversos órgãos do sistema de segurança para afinar ainda mais este trabalho que é integrado”, ressaltou Fernandes.

         Parceria - Ainda de acordo com o secretário, a união entre os representantes veio ao encontro de tudo que é preciso para se ter um estado com menos violência, e o que a sociedade pode esperar com essa interação é um resultado muito benéfico.

         “Para se trabalhar a investigação criminal e a prevenção precisa-se de dados, de novas tecnologias, do setor de inteligência estruturado. Nós só podemos combater o crime, diminuir a violência e a criminalidade se a sociedade também estiver apoiando. Não adianta falar apenas dos órgãos do sistema de segurança e justiça, pois eles por si só não irão resolver o problema. Então, a sociedade precisa conhecer o problema para que nos ajude a resolver”, concluiu. (Por Cléo Soares)

                      Imagem: Agência Pará


Aspecto da reunião que discutiu estratégias à serem implementadas em favor da Segurança Pública





Nenhum comentário: