terça-feira, 15 de novembro de 2016

MARABÁ - ESCOLA ACY BARROS INTEGRA INTERCÂMBIO NOS ESTADOS UNIDOS

     A Escola Estadual de Ensino Médio Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, em Marabá, conquistou o Prêmio Gestão Escolar 2015, como Destaque Estadual. 

     Por conta disso, o diretor Fábio Rogério Rodrigues Gomes, na condição de representante da comunidade escolar, foi convidado a participar de uma programação que reunirá outros dirigentes de escolas brasileiras em Washington (DC), nos Estados Unidos, para uma troca de experiências positivas no processo ensino-aprendizagem. 

     O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

     Fábio Gomes toma parte do Intercâmbio Internacional de Experiências Educacionais nos EUA, que acontece no período de 12 a 24 deste mês, por meio de uma parceria entre o Consed, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

     Por dez dias, o grupo de diretores cumpre uma programação intensa de visitas a agências governamentais federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio e instituições de Ensino Superior norte-americanas.

     Antes da viagem, o grupo formado por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, cumpriu agenda em Brasília (DF), entre os dias 7 e 12 deste mês. 

     Em um dos compromissos, os diretores participaram de palestras sobre inovação escolar na Casa Thomas Jefferson. 

     Também conheceram o movimento Maker, que estimula o aprendizado por meio do fazer, e o Programa Globe, uma parceria entre a Agência Espacial Americana (NASA), que busca promover o ensino prático e a aprendizagem da ciência, estimular a educação ambiental e a descoberta científica.

     Os diretores ainda puderam acompanhar a Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Sesi/Senai no Ginásio Nilson Nelson, com a participação de estudantes da rede pública de todo o País.

Gestão

     O Prêmio de Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica do ensino público brasileiro. 

     O objetivo é estimular o processo de melhoria contínua da gestão das escolas com a elaboração de planos de ação baseados na autoavaliação.

     A participação de escolas estaduais paraenses no Prêmio Gestão Escolar tem sido acompanhada pela coordenadora estadual do Prêmio, Laura Lopes, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

     No Pará, a premiação teve como finalistas as escolas Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, em Marabá; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Armando Corrêa, em Ananindeua; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Queiroz do Rosário, de Bragança. (Agência Pará de Notícias / Eduardo Rocha)


                  Imagem: Agência Pará de Notícias


Grupo cumpre intensa agenda de visitas em instituições de Ensino Superior em Washington





Nenhum comentário: