sábado, 19 de novembro de 2016

IMPERATRIZ - ACADEMIA DE LETRAS EMPOSSA MEMBROS EFETIVOS


  Os efetivos ocuparam as vagas dos saudosos acadêmicos 

João Rennôr e Neneca Mota Melo
                                                                                    
         A Academia Imperatrizense de Letras – AIL realizou na noite desta quinta-feira (17), solenidade especial de posse de dois novos membros efetivos e dois membros correspondentes. 

     O auditório “Vito Milesi” foi o palco do evento.
         
     A programação simples, porém festiva, teve como mestre de cerimônia o acadêmico Edmilson Franco e foi coordenada pelo presidente Luiz Carlos Porto, que fez uma saudação aos presentes passando a palavra para o acadêmico Agostinho Noleto, que fez uma síntese da história da Academia.


         Em seguida o secretário da AIL, Domingos Cezar Ribeiro fez a leitura dos currículos literários dos dois membros efetivos e os dois correspondentes. 

     O presidente Luiz Carlos Noleto convidou-os a assinar o termo de posse para em seguida receber das mãos dos familiares o capelo, símbolo da AIL.
         
     A poeta e médica Adriana Moulin Picoli, recebeu o capelo do marido Mateus Picoli, dos filhos e neta; enquanto o professor e escritor Marcos Fábio Belo Matos, recebeu o capelo das mãos de uma tia. 

     Os membros correspondentes poeta Airton Souza, de Marabá, assinou o termo de posse e Alan Kardec Pacheco esteve ausente.
         

     A solenidade foi encerrada com os discursos dos novos empossados. 

     Tanto Adriana Moulin Picoli, quanto Marco Fábio Belo Matos, falaram de suas produções literárias e do orgulho de ingressarem naquela Casa de Letras. 

     De improviso, o poeta Airton Souza disse que tem o orgulho de representar a AIL no sul e sudeste do Pará.
         

Currículos  

     Nascida em Colatina (ES), lia desde pequena os livros de seu pai, apaixonando-se por poesias, e escrevendo as suas primeiras ainda na infância. 

     Foi aprovada no curso de Medicina, na Universidade Federal do Espírito Santo, com apenas 16 anos, formando-se com 22 anos de idade.
         

     É casada com Anderson Mateus Picoli e mãe de Andressa, Felipe e Anna Maria. 

     Possui muitas poesias inéditas e tem o que considera o que lhe é de mais agradável: o hábito de ler e escrever. 

     Publicou duas obras: “Para sempre o nosso sol – Todos os pais são heróis” (2209) – Ética Editora e “Nua como a Lua” (2016) Editora Buqui (RS).
         

     Nascido em Bacabal (MA), Marcos Fábio Belo Matos é professor adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), curso de Comunicação Social – Jornalismo. 

     Atua nos campos da literatura (poesia, conto, crônica e novela). 

     Sua atuação redundou na publicação de 17 livros em regime de autoria e co-autoria.
         

     É membro fundador da Academia Bacabalense de Letras; vive em Imperatriz há dez anos, sempre procurando contribuir com o desenvolvimento desta cidade, quer como professor, gestor, pesquisador e sujeito inserido no processo de discussão e reflexão das questões locais.
         

     Membro correspondente, o poeta Airton Souza tem 27 livros publicados. 

     É membro da Academia de Letras do sul e sudeste do Pará; membro da Academia Marabaense de Letras e presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Sul e Sudeste do Pará. 

     É Mestrando em literatura pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
         

     Membro correspondente, o professor e historiador Alan Kardec Gomes Pacheco Filho, nascido em Grajaú, é licenciado em História pela UFMA e Mestre em História do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em História Social, pela Universidade Federal Fluminense.
         

     Membro da Academia Grajauense de Letras e Artes, é autor de vários artigos científicos publicados em revistas especializadas. 

     É um dos organizadores do livro “São Luis 400 Anos: (com)tradições de uma cidade história. 

     Autor dos livros “E porque muitos juraram para trair...” e “Varando Mundos: navegação no vale do rio Grajaú. – Editora da UEMA. (Domingos Cezar)



                        Imagens: João Rodrigues


Acadêmica Adriana Moulin discursa após sua posse 

Acadêmico Marcos Fábio lembra sua trajetória literária






Nenhum comentário: